Mais uma denúncia de violação dos direitos humanos na Colônia Penal de Simões Filho

14 02 2008
Ontem pela manhã houve mais uma “suposta revista” que como sempre acabou violando os direitos humanos dos encarcerados, quando os presos foram reivindicar a situação da revista, por ter sido humilhante e vexatória. Temos informações de que os internos foram obrigados a despir-se e agacharem-se para que a polícia se certificasse de que não haveria drogas, armas e celulares dentro de seus ânus. Diante da imposição os presos negaram-se a acatar a ordem da revista, foram encurralados e como forma de represália às suas reivindicações, acabaram tomando o temeroso “bonde”,ou seja, transferência desses internos para o Conjunto Penal de Serrinha.
A transferência para o Conjunto Penal que fica a 5 horas de Salvador representa uma forma de isolar os presos que são militantes do MNU (Movimento Negro Unificado) da luta pelos direitos dos presos naquela unidade e de neutralizar os esforços de seus  familiares, amigos e esposas que vinham denunciando através da ASFAP-BA (Associação de Familiares e Amigos de Presos do Estado da Bahia) as arbitrariedades cometidas pelo diretor da unidade, Dr. Isidoro Orge Rodriguez, com a total conivência da Superintendência de Assuntos Penais (SAP), representada pelo Cel. José Francisco Leite e da Secretária de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Dra. Marília Muricy.
 Será que sempre que os encarcerados forem reivindicar seus direitos serão retribuídos desse jeito? Cadê os direitos humanos? Cadê as Leis de Execuções Penais que asseguram os direitos dos presos? Enfim, cadê a Constituição Brasileira? O que vale hoje já não são mais as leis do papel e sim as leis da força, do racismo, da hierarquia, da brutalidade e da política militaresca.
Nós da ASFAP-BA não vamos ficar omissas diante dessa política opressora e desumana. Na próxima sexta-feira dia 15 de fevereiro será realizada uma coletiva de imprensa em qual tornaremos públicos esses e outros fatos. Convocamos a todos e todas a se manifestarem frente a essa política de gestão carcerária vigente no Estado da Bahia.
Associação de Familiares e Amigos de Presos do Estado da Bahia (ASFAP-BA)
Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: